CURSO I BÁSICO DE SONORIZAÇÃO, SONOPLASTIA E TÉCNICAS DE MIXAGEM

Através de uma abordagem prática e simplificada em 5 dias de aulas teóricas, com demonstrações em equipamentos ao vivo, o aluno terá o convívio inicial com o mundo do áudio.

Este curso básico de sonorização visa mostrar ao pretendente a técnico de som o caminho do sinal de áudio, desde sua formação na fonte sonora, passando por todos os níveis de processamento de sinal, até alcançar os ouvidos do público através das caixas de som.

O aluno terá a oportunidade de acompanhar o sinal de áudio desde sua captação por microfones, captadores etc. passando pelos sistemas de equalização de uma mesa de som e seus recursos além de outros periféricos como: processadores de efeito, compressores, limitadores, "noise gates", etc. Aprenderá a adequar o sinal de áudio aos seus alto falantes por meio de divisores de freqüências e aumentar sua eficiência na hora da amplificação.

Ao concluir o curso, o participante terá condições de usar ferramentas de análise acústica de um ambiente, como também, operar um sistema de som para eventos de pequeno e médio porte.

CURSO II BÁSICO DE MONITORAÇÃO DE RETORNO E GESTÃO DE PALCO

Uma vez tido no CURSO I o contato com o áudio visando o ouvinte (a platéia), no CURSO II o aluno passará a administrar o áudio e seu comportamento no palco com todos seus pormenores.

Ao tomar consciência das necessidades auditivas dos músicos individualmente, o aluno aprenderá as técnicas adequadas, para fazer o som chegar aos ouvidos dos mesmos, sem invadir a realidade da platéia e vice versa.

É nesse momento que entra em questão a GESTÃO CORRETA de toda a realidade da parafernália conhecida como BASTIDORES (BACK STAGE); distribuição correta dos equipamentos, distribuição correta da energia elétrica versus linhas de áudio, manipulação do equipamento e os cuidados com as microfonias, roncos e chiados, sem afetar a qualidade de som dirigida à platéia.

Em suma, é nesse momento que a habilidade técnica aliada à responsabilidade profissional de quem gerir o palco, estarão falando mais alto, determinando a qualidade e, conseqüentemente, o sucesso do evento.